top of page

Novembro azul: mês de prevenção ao câncer de próstata

Atualizado: 2 de dez. de 2020

Todos os anos milhares de homens morrem em todo Brasil em decorrência do câncer de próstata. Estima-se que só neste ano de 2020 sejam diagnosticados 65.840 casos da doença. O dado é do Instituto Nacional do Câncer, o INCA.



A boa notícia é que em 90% dos casos há chances de cura se o câncer for detectado cedo. Para isso o exame preventivo é fundamental. Mas, infelizmente, muitos homens ainda têm preconceito de fazer o exame de toque retal e, com isso, ficam mais expostos à doença.


Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia realiza o Novembro Azul, que são diversas ações para incentivar os homens a procurar atendimento médico e realizar o exame preventivo. Neste ano, por causa da pandemia, a preocupação com a doença é ainda maior, já que a procura pelas unidades de saúde está menor em relação a anos anteriores.


A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens a partir dos 50 anos de realizem a avaliação do risco de câncer de próstata. Obesos mórbidos e homens com parentes de primeiro grau com a doença devem começar o preventivo antes, com 45 anos.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, só fica atrás do câncer de pele.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page