História
O clube mais antigo de Pindamonhangaba na atualidade surgiu a partir da criação de um time de futebol, a Associação Atlética Ferroviária, em 1930.
Na época era comum os trabalhadores das estradas de ferro Campos do Jordão e Central do Brasil se reunirem para jogar bola de ‘capotão’ depois do expediente. Foi no dia 12 de abril de 1930, em uma reunião no extinto Clube Literário, que foi fundada a Associação Atlética Ferroviária.
Um campo de futebol na Vila Nair (atual sede do INSS) foi o primeiro local onde os funcionários das ferrovias jogaram. E em 1948 é que foi adquirido o terreno do Estádio Dr. Pinheiro Júnior.
Durante muitos anos a Associação Atlética Ferroviária participou do campeonato amador do Vale do Paraíba e, posteriormente, ingressou no profissional. Disputou por alguns anos a Terceira Divisão do Campeonato Paulista. A equipe de Pinda era conhecida como a “Águia do Vale” e agitava os fins de semana na cidade.
Aos poucos, por causa das dificuldades financeiras, a Ferroviária abandonou as disputas profissionais.
A primeira sede social do clube foi em 1964, em um espaço alugado. Com a inauguração cresceu o número de associados, eventos e assim foi possível construir a atual sede do clube (na R: Álvaro Pinto Madureira, 81, no Bairro da Galega), com salão social (onde hoje é a academia), ginásio de esportes, piscinas, saunas, lanchonete, campo society e, em breve,a arena de artes marciais.
Atualmente a Ferroviária tem cerca de 2.500 sócios e 5.000 dependentes.